As erupções dentárias estão intimamente ligadas ao desenvolvimento do nosso corpo e é na infância em que se dá a fase mais importante deste desenvolvimento. Diversos estudos apresentados por Rudolf Steiner, nos mostram como estas relações são especiais.
As Erupções Dentárias e as Fases da Vida se dão da seguinte forma:
- Erupções dos dentes incisivos inferiores: fase em que o bebê começa a engatinhar.
- Erupções dos dentes incisivos superiores: fase se em que o bebê começa a andar.
- Término do nascimentos de todos os seus dentes de leite: fase em que o bebê percebe seu lugar no mundo entre 2 e 3 anos.
- Chegada do primeiro dente permanente: fase em que a criança se prepara para
alfabetização por volta de 6 anos.
- Troca dos incisivos superiores e inferiores: início da vida escolar e alfabetização.
Por volta dos 7 anos:
- Nascimento do segundo molar: por volta dos 12 anos final do rubicão.
- Dente do siso: finaliza o desenvolvimento aos 21 anos.
Os dentes são a calcificação de um processo que começa muito antes do nascimento, desde o ventre da mãe, sendo assim eles nos sinalizam como os outros processos dentro do corpo estão se desenvolvendo naquele momento.
Uma pergunta que sempre recebo no consultório é Quando deve ser a primeira consulta ao Odontopediatra?.
A orientação é que enquanto gestante é o melhor momento para se conversar sobre a saúde bucal do bebê, os benefícios que serão percebidos durante toda a infância, adolescência e vida adulta. Nesta consulta falamos sobre os cuidados já na gravidez, como hábitos alimentares e a própria prevenção da saúde bucal da gestante.
Os dentes de leite começam a ser formados na vida intra uterina, para Odontologia Antroposófica eles são a expressão do corpo herdado e serão os modelos para os dentes permanentes.
Quando os pais trazem seus bebês, na primeira consulta já são dadas orientações pedagógicas sobre as condições bucais e dentárias, como será o desenvolvimento e o que esperar, assim como orientações sobre higienização e aleitamento, conversamos também sobre a cronologia da erupção dos dentes e a questão que sempre perguntam sobre uso de flúor nas crianças.
Sobre os dentes permanentes podemos dizer que começam ser formados após o nascimento e esses são individuais, isto é, usam as forças vitais das crianças para a formação.
As visitas ao Odontopediatra são recomendadas a cada 6 meses, assim se necessário alguma intervenção as crianças ou até mesmo os bebês já estão habituados ao ambiente do consultório.
Na Odontologia Antroposófica temos um olhar para o indivíduo como um todo, vemos a constituição física, o temperamento, sua biografia e sempre que possível também usamos as terapias como massagem rítmica, terapia artística, Euritmia para ajudar nossos pequeno num desenvolvimento total.
Para cada sorriso um olhar muito especial!
Comments